Secretaria de Saúde orienta população sobre cuidados no período chuvoso em Minas Gerais
Período chuvoso com aumento de temperatura é certeiro para proliferação de doenças
As chuvas de verão, somadas às altas temperaturas, criam um cenário de atenção redobrada para a saúde da população. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) atua com um plano de preparação e resposta, monitorando riscos sanitários e apoiando os municípios em situações de emergência.
Durante este período, podem aumentar os riscos de doenças como a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e também de infecções como o tétano, que pode ocorrer a partir de ferimentos causados por objetos contaminados, comuns em áreas com lama, entulho e materiais deixados pelas chuvas.
“O tétano tem vacina disponível no SUS de graça e eficaz no Vacimóvel e nas unidades de saúde, pronto para que a população tenha acesso”, disse o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi.
Orientação
A pasta também orientou a população a eliminar água parada, usar equipamentos de proteção durante a limpeza de áreas atingidas e manter o cartão de vacinação atualizado, principalmente a vacina contra o tétano. Segundo Eduardo, o período chuvoso com o aumento de temperatura prolifera as doenças.
Além das medidas de prevenção, o Estado de Minas Gerais vai disponibilizar a vacina “Qdenga” contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A orientação é que, ao apresentar sintomas ou sofrer qualquer ferimento, a população procure uma unidade de saúde e evite a automedicação.
“Muita atenção à questão das arboviroses, leptospirose, tétano e doenças que são imunopreveníveis. Cerca de 80% dos focos estão dentro de casa”, ressaltou o profissional.
Leia também
